Guia Lean – Comece aqui

Quando navegamos pelo mar de conhecimentos em Lean muitas vezes ficamos na dúvida por onde ir. Para ajudar nessa tarefa, preparei aqui uma sugestão de leitura sequencial dos meus artigos, com um resumo de cada um, para auxiliar na sua jornada de conhecimentos em Lean e também a escolher qual artigo se encaixa ao seu momento atual! Boa jornada!

Lean Thinking – O salto de fé rumo à Mentalidade EnxutaBanner Post 2
Após estudar o Sistema Toyota de Produção, Womack e Jones fizeram um estudo em mais de 50 empresas que se espelharam na Toyota e conseguiram assim, identificar os cinco princípios-chave da filosofia, consolidando no Lean Thinking os princípios que norteiam quase toda bibliografia Lean e empresas que o adotam. Estes princípios fizeram e fazem com que as empresas saiam da gestão convencional e deem um “Salto de Fé” rumo à empresa enxuta e à transformação empresarial.

mindset-skillset-toolsetMindset, Skillset & Toolset – Uma taxonomia para fontes de conhecimento Lean
Neste artigo proponho uma forma de classificação de fontes de conhecimento e como exemplo utilizo-o para classificar algumas das diversas fontes de conhecimento Lean, para desenvolver um Mindset Lean, Skillset Lean e Toolset Lean.

sem-tituloLean Turnaround -Transformação Lean e sua relação com Agile e Design Thinking
“O Lean vai além de métodos, é uma filosofia de gestão, pois trata de eliminar desperdícios em áreas que geram valor independente da técnica. Enxergo o conceito de Lean como algo superior aos métodos emergentes, que pode ser aplicado em qualquer empresa nas áreas produtivas ou operacionais, deve fazer parte da estratégia das empresas. O objetivo é disseminar os conceitos Lean para todos da empresa e estimular as pessoas a terem o  Olhar Lean – um Prisma que permite enxergar e eliminar desperdícios nas áreas produtivas visando a melhoria contínua dos processos que agregam valor ao negócio e principalmente ao cliente.”

sem-titulo4Lean A3 Gerenciando para o Aprendizado em Projetos
Neste artigo faço uma resenha do excelente livro de autoria de John Shook “Gerenciando para o Aprendizado” e faço um paralelo sobre a aplicabilidade do processo Lean A3 com o Gerenciamento de Projetos.

Como Mudar uma Cultura corpComo mudar uma cultura corporativa – Case Lean
Como foi a experiência de mudar uma cultura organizacional transformando uma unidade da GM em decadência em uma unidade Modelo com o mindset Lean e Sistema Toyota de Produção.

Lean Digital Summit – Palestras e InsightsLeanDigitalSummit
Neste artigo faço uma síntese das palestras que assisti no Lean Digital Summit 2017, primeiro evento no mundo sobre a junção dos dois temas, provou que a transformação que as organizações tanto almejam é boa quando se utiliza separadamente a Filosofia de Gestão Lean e o conceito de Transformação Digital, mas muito melhor quando são combinadas.

Artigo_CaipiraPalestra – O Lean e sua relação com metodologias ágeis, emergentes e inovação
Minha palestra na Unicamp em 2017 na qual tive o propósito de levar o tema “Lean” para o evento com a seguinte palestra: “A filosofia de gestão Lean e a relação com metodologias ágeis, emergentes* e inovação” (*dentre as emergentes, cito especificamente o Design Thinking e Design Sprints).

Artigos Lean voltados a área de Tecnologia da Informação:

lean-itLean IT is all about people – o Lean na TI é focado em pessoas
Neste artigo dou uma introdução ao framework de conhecimento em Lean IT desenvolvido pela Lean IT Association e explico porque o foco do Lean TI é nas pessoas.

 

Lean IT Foundation – A fundação para o Lean IT2017-05-23_075026
Neste segundo artigo da série Lean IT, falo sobre o guia fundamental de Lean IT segundo a Lean IT Association. “Antes de sair aplicando a filosofia nas organizações, sugere-se que os indivíduos conheçam e dominem os conceitos do LeanIT, criando assim, um alicerce robusto para a transformação Lean na organização”​.

TI Lean – A chave do sucesso para liberar capacidade e potencial humano para criatividade e inovaçãoLeanMind - Copia
Neste primeiro artigo publicado no site Profissionais TI, falo sobre o guia TI Lean de Mike Orzen & Steve Bell, a primeira grande referência de Lean para Tecnologia: “O potencial humano subutilizado é uma mina de ouro oculta em todas as empresas”.

Lean IT Foundation – Jornada à Certificação2017-05-23_073528 - Copia
Neste artigo compartilho um pouco de minha experiência com os estudos e realização da prova de certificação. Apesar de serem voltadas para a TI, as dimensões propostas pela LITA para a estruturação de sua transformação Lean, são aplicáveis a qualquer setor e mesmo quem não é de TI pode prestar a certificação como forma de desenvolver e certificar seus conhecimentos em Lean.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: