Tony Robbins, mais conhecido por seu documentário “Eu não sou seu guru” da Netflix, palestras, livros e coach de diversas celebridades no mundo, esteve no Brasil em 2018 pela primeira vez palestrando para um incrível público de mais de 13 mil pessoas em São Paulo. Eu estava lá e foi incrível a energia emanada no recinto, por ele e pelo público que entrou em sintonia com ele (eu inclusive). Aproveitando que estamos no momento de início de um novo ano, escrevo esse artigo para motivá-lo a renovar as energias para o ano novo que se inicia e ir em busca dos seus sonhos. Além disso, você sabia que muito do que o Tony fala, tem relação com a filosofia de gestão Lean?

whatsapp-image-2019-01-14-at-17.56.02-e1547496091304.jpeg
Tony Robbins no Brasil – 2018

Um motivador para escrever este artigo também foi a relação da principal ferramenta utilizada com maestria por Tony Robbins em seu workshop, a PNL – Programação Neurolinguística e a Filosofia de Gestão Lean. Assim como a PNL, o Lean foca em aspectos humanos e muitas conceitos de ambos são comuns e se relacionam profundamente, como apresentarei neste artigo.

Muitas vezes nos vemos numa inércia emocional na qual não conseguimos sair, nossa realidade contemporânea nos faz sermos assim, criamos muitas expectativas nas coisas do trabalho e vida pessoal que quando essas não dão certo como esperávamos, nos frustramos e aprendemos a recuar e evitar o erro novamente.  Tony Robbins chama isso de “Impotência aprendida”: erramos, tentamos de novo e logo desistimos. Desde pequeno aprendemos que se erramos não tiramos boas notas e erros normalmente geram algum tipo de ônus.

Paralelo Lean: O Lean enfatiza que devemos ver os erros como oportunidades de aprendizado e formas de evoluir. Assim como na vida, cada experiência é um aprendizado e se não deu certo desta vez, sabemos como melhorar para a próxima tentativa.

Em em suas palestras e livros Tony diz que por mais assustadoras e opressivas que suas circunstâncias possam parecer, você pode mudar a situação aproveitando uma força existente dentro de nós que pode mudar qualquer coisa em sua vida. Tudo que você tem a fazer é desencadear essa força.

whatsapp image 2019-01-14 at 17.56.03 (2)

Esta força vem do autoconhecimento, conhecermos nossos valores e crenças por trás de acontecimentos do passado para compreender nossas reações de hoje. As ferramentas da PNL auxiliam as pessoas neste processo de autoconhecimento. Depois que compreendemos o que molda nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos, basta uma ação coerente, inteligente e intensa para mudar de rumo e tirá-lo da inércia rumo a uma mudança profunda e evolutiva.

Paralelo Lean: Da mesma forma, o Lean foca em compreender profundamente o que é Valor para as pessoas da sua organização e para seu cliente. O que é mais importante? Assim como o autoconhecimento, por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor, compreendemos a essência da organização e somente assim entendemos as razões pelas quais erramos e assim podemos tomar ações que nos levem ao resultado esperado.

A única coisa necessária para fazer isso funcionar por você agora é começar acreditar que é possível mudar. O passado não importa. Qualquer coisa que não tenha dado certo no passado nada tem haver com o que você fará agora. E o que você faz neste momento É o que vai mudar seu destino. Agora, você deve ser amigo de si mesmo. Não pode se surrar pelo que aconteceu antes, e ao invés disso, deve imediatamente focalizar na soluções ao em vez de problemas.

Paralelo Lean: Da mesma forma que deve acreditar em si mesmo, o Lean é um salto de fé que é necessário dar se quiser almejar transformações realmente significativas. O A3 é uma ferramenta para resolução de problemas na busca pela causa raiz dos mesmos, pode ser seu aliado no meio profissional e pessoal também.

Portanto, nossa experiência de vida é o que fez no que somos hoje, assim como o Lean e a PNL, tudo é aprendizado e cada lição aprendida foram e serão necessárias para nos tornarmos melhores continuamente.

Um excelente ano novo de realizações para você!

Referência: Para escrever este livro contei também com o excelente livro do Tony Robbins “Mensagens de um amigo” disponível pela Editora Best Seller. Um pequeno livro com mensagens preciosas resume um pouco do que o Tony fala em suas palestras e workshops. Contém mensagens que são realmente um presente para qualquer pessoa que você queira o bem.